Reunimos as principais informações sobre a migração da infraestrutura bancária do ASAAS para a Celcoin. Aqui, você encontrará respostas sobre o processo, benefícios e como essa atualização vai melhorar sua experiência no PipeImob.
1. Migração de contas e funcionalidades
1.1. As contas bancárias do ASAAS serão excluídas imediatamente após a migração?
Não, as contas no ASAAS permanecerão ativas por 30 dias para garantir a transição de valores. No entanto, o acesso do usuário será desativado, e qualquer valor recebido será redirecionado automaticamente para a nova conta na Celcoin.
1.2. O histórico de transações será mantido na nova conta?
Sim, o histórico completo será transferido para a nova conta. As transações realizadas até a data da migração estarão disponíveis no novo sistema, mas com um número de conta atualizado.
1.3. Como será tratado o de-para das contas durante a migração?
O de-para será baseado nos dados cadastrais das contas atuais. Mesmo que a conta esteja registrada em nome de outra pessoa, a relação entre a conta e o usuário será mantida conforme o banco de dados atual.
1.4. Posso optar por manter as duas contas?
Não, por questões operacionais e de segurança, será necessário unificar as contas. Após a migração, apenas a conta na Celcoin permanecerá ativa, enquanto a do ASAAS será desativada gradualmente no prazo de 30 dias.
1.5. O que acontece se um cliente não realizar a validação de identidade?
Sem a validação de identidade, o cliente não poderá acessar ou movimentar a conta na nova plataforma. Essa etapa é obrigatória apenas para novos usuários. Para os usuários com contas existentes no ASAAS, neste primeiro momento poderá movimentar a conta normalmente, mas será necessário validar a identidade em até 4 meses.
1.6. As contas na nova plataforma serão abertas automaticamente?
Sim, para as contas que já existem, haverá a criação automática no sistema da Celcoin. Para novos usuários, a criação será feita por meio da imobiliária, seguindo o fluxo tradicional de abertura de contas, nesse caso, será preciso o envio do documento desses novos usuários durante a abertura de conta.
1.7 . O que acontece com minha chave Pix que tinha no ASAAS?
A chave Pix aleatória vinculada a conta ASAAS será cancelada. Novas chaves serão criadas automaticamente e serão vinculadas a nova conta da Celcoin.
2. Funcionalidades específicas
2.1. A emissão de nota fiscal estará disponível na nova plataforma no momento da migração?
Não, a emissão de nota fiscal não estará disponível imediatamente após a migração. Esperamos implementar essa funcionalidade o mais breve possível. Durante esse período, as imobiliárias precisarão emitir notas fiscais manualmente.
2.2. O que acontecerá com as cobranças já geradas no ASAAS e não pagas?
As cobranças emitidas no ASAAS antes da migração continuarão válidas até a data da migração. No momento da migração, as cobranças com as datas em aberto serão regeradas automaticamente para a nova conta da Celcoin.
2.3. Como faço para cancelar uma cobrança gerada no ASAAS após a migração?
Você pode solicitar o cancelamento diretamente ao suporte do PipeImob, que realizará o cancelamento e ajuste no sistema.
2.4. Quais limitações podemos esperar nos primeiros dias após a migração?
- Funcionalidades como emissão de nota fiscal serão implementadas após a migração.
- O prazo para aprovação de validações das contas para novos usuários da Celcoin pode ser um pouco maior, em até 48h, nos primeiros dias.
2.5. Será possível cadastrar uma chave Pix personalizada na nova plataforma?
Nas próximas versões será possível personalizar chaves Pix, como CPF, número de telefone ou e-mail. Inicialmente, apenas chaves aleatórias estarão disponíveis.
2.6. Como será o ajuste de limite da conta?
Os limites podem ser ajustados diretamente no sistema financeiro, na opção ‘Limites’ em Configurações de Conta. Todos os pedidos de aumento passam por análises baseadas nos melhores padrões de segurança do mercado, garantindo rapidez e proteção contra atividades suspeitas.
De acordo com as normas do órgão regulador, aumentos de limite são aprovados em no mínimo 24 horas após a solicitação.
3. Comunicação e suporte
3.1. O que acontece se um cliente não realizar a validação de identidade?
Sem a validação de identidade, o cliente não poderá acessar ou movimentar a conta na nova plataforma. Essa etapa é obrigatória apenas para novos usuários. Para os usuários com contas existentes no ASAAS, neste primeiro momento poderá movimentar a conta normalmente, mas será necessário validar a identidade em até 4 meses.
3.2. Quais canais estão disponíveis para suporte durante a transição?
O suporte estará disponível para quaisquer dúvidas ou problemas através do Chat online na plataforma (canto inferior direito da tela) ou pelo email suporte@pipeimob.com.br.
4. Impacto financeiro e declaração de Imposto de Renda
4.1. O que acontecerá se houver valores em contas ASAAS no final do ano fiscal?
Não deve haver saldo em 31/12/2024, mas caso houver saldo em contas ASAAS no dia 31/12/2024, ele será declarado normalmente no IRPF e IRPJ, seguindo os relatórios financeiros do ASAAS.
4.2. Existe algum risco de os clientes ficarem sem acesso ao dinheiro durante a migração?
Não. Os valores serão transferidos automaticamente, e estamos trabalhando para garantir que a transição seja imperceptível para nossos clientes.
5. Benefícios da mudança
5.1. Por que mudamos do ASAAS para a Celcoin?
Migramos para a Celcoin porque ela é uma ‘infratech’ robusta, capaz de oferecer mais segurança, velocidade e autonomia. Isso nos permite desenvolver novos produtos e serviços financeiros, como antecipação de recebíveis, e entregar mais valor aos nossos clientes.
5.2. Quais são os principais benefícios dessa mudança?
- Ampliação dos serviços financeiros disponíveis.
- Introdução da antecipação de comissões.
- Maior segurança, escalabilidade e performance.
5.3. Por que escolhemos a Celcoin?
A Celcoin é a líder em infraestrutura bancária no Brasil, processando mais de R$ 20 bilhões por mês e mais de 200 milhões de transações anuais. Sua infraestrutura é confiável para grandes players como Mercado Pago, Inter, BTG, Safra e XP, além de empresas de diversos setores, como iFood, 99 Táxi e Porto Seguro.
Com um portfólio robusto de mais de 3.000 clientes, a Celcoin atende bancos, fintechs e negócios de diferentes segmentos, consolidando sua posição como referência no mercado.